2º ENCONTRO DE CARROS DE BOI

Os registros sobre as tradições de encontros de carros de bois remontam o século XVII, quando as caravanas de tropeiros chegavam aos lugarejos mais distantes do território brasileiro. Eram nestes carros, que mercadorias e especiarias eram transportadas e levavam meses para chegarem ao destino, causando expectativas nos pequenos arraiais. Quando se ouvia o som da roda do carro rangendo ao longe, os moradores corriam e se arrumavam para uma grande festa, pois o movimento lento das juntas de bois traziam a renovação da esperança. Esta tradição existe até os dias de hoje em muitos lugares, onde as dificuldades de acesso ainda permanecem. Mas, como uma forma de agradecimento a este meio de transporte tão importante, a cultura estabeleceu a tradição de encontros, que são verdadeiras festas, onde a modernidade e as tradições se encontram. No último domingo, 22/06, São Gonçalo do Pará se movimentou para ver os carros de bois passarem. Alguns com juntas de 10, 12, 16 e até 18 bois desfilaram pelas ruas centrais da cidade vindos da Fazenda Mário Morais com seu final no Parque de Exposições, onde um almoço cuidadosamente preparado, com churrasco e boa música sertaneja esperavam pelos participantes. A organização do evento foi realizada pela Comissão Organizadora do 2º Encontro de Carro de Boi com o apoio da Associação dos Produtores Rurais de São Gonçalo do Pará, Prefeitura e Secretaria de Cultura. Os participantes receberam medalhas e o agradecimento de todos que acompanharam o desfile. “Aqui podemos encontrar famílias inteiras e várias gerações de moradores que vieram prestigiar este evento, que tem em sua história os valores da nossa mais pura cultura. São Gonçalo do Pará está tendo hoje o privilégio de assistir muito mais que um desfile de carros de boi: estamos testemunhando o encontro da tradição com a modernidade” disse o Prefeito Toninho André, que fez questão de acompanhar todo o trajeto. Parabéns aos organizadores e todos os participantes.

TAG's: ENCONTRO, CARROS