A verdade sobre a Dengue em São Gonçalo do Pará e região.

Circula nas redes sociais mensagens afirmando que São Gonçalo do Pará está com epidemia de dengue. Isso não é verdade. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou ontem,(12/03) um boletim Epidemiológico referente aos casos de Dengue em Minas Gerais desde o inicio do ano. Em São Gonçalo do Pará são 129 notificações e 19 casos confirmados. Essa incidência é considerada “muito alta” e um importante sinal de alerta, mas que não caracteriza uma epidemia. As notificações não significam que todos casos serão confirmados, mas que a Atenção Primária da Saúde está atenta a todas as suspeitas. A SES-MG esclarece que um registro maior de casos é esperado para este período (meses quentes e chuvosos) devido à sazonalidade da doença. Na região Centro Oeste, a cidade com mais notificações é Arcos com 1.852, seguida de Martinho Campos (342), Lagoa da Prata (432), Divinópolis (209) Nova Serrana (169) e Formiga (120).
A dengue é um problema que desafia a todos e não é uma questão apenas de saúde pública, mas de educação e mobilização. O combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela não pode ser restrita aos governos, já que o mosquito tem as casas como local preferencial para colocar seus ovos. É por isso que a prefeitura está promovendo mutirões de coleta de materiais e deu inicio ao fumacê de combate ao mosquito. Mas sem a participação dos moradores essa luta será em vão. Contamos com a participação e apoio de todos.

TAG's: verdade, sobre, Dengue, Gonçalo, Pará, região