Ações de limpeza e cuidados com a Lagoa da Biquinha

Ações de limpeza na Lagoa da Biquinha vão resgatar a beleza desse cenário natural na área urbana da cidade. O acúmulo de sedimentos trazidos por água de chuva e pela concentração de material orgânico lançado na lagoa geraram um assoreamento que diminuem sua profundidade, além de propiciar alagamentos, mesmo com pouca quantidade de chuva. Além desses sedimentos, foram encontrados pneus e grande quantidade de lixo jogado na lagoa.

O prefeito Toninho André solicitou empenho da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras, além da participação do Codema para realizar uma revitalização bem significativa da Lagoa da Biquinha, como nunca se fez antes. As ações fazem parte da manutenção do Parque Ecológico, uma vez que a lagoa do parque é formada pela água proveniente da Lagoa da Biquinha. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Gabriella Nogueira, os trabalhos já foram iniciados; sendo que uma das etapas foi a abertura da comporta para dar vazão à água. Em seguida será retirada a lama que se acumulou no local e também a vegetação que se proliferou na lagoa.  Com a dragagem da lama, será recuperada a profundidade normal da lagoa, além de ampliar o espelho d’água. A limpeza também vai restaurar a beleza natural do local e diminuir a possibilidade de alagamentos em períodos chuvosos.

O trabalho realizado na Lagoa da Biquinha tem o amparo legal da Promotoria de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema). As ações, inclusive, estão sendo realizadas com o auxílio de uma compensação ambiental de horas/máquina obtida pelo Codema. A compensação ambiental é um mecanismo que visa contrabalançar os impactos ambientais previstos ou já ocorridos na implantação de empreendimento.

TAG's: Ações, limpeza, cuidados, Lagoa, Biquinha