Atrações Turísticas

Os pontos turísticos da cidade são: a Igreja Matriz construída no século XVIII; o Cruzeiro das Missões, datado de 13/2/1873; o cemitério edificado em 1855  por escravos, feito  de pedras brutas encaixadas. Há também as praças da Matriz e do Santuário.

 

Matriz de São Gonçalo

A construção da igreja Matriz durou quatro anos (1751 a 1755) segundo registro na Arquidiose de Mariana. Teve por construtor José Oliveira da Costa e sua equipe especializada em construção de igrejas. A equipe compunha-se de um mestre de obras, dois carpinteiros, três pedreiros, um pintor e vários serventes, quase sempre escravos.

É construção rústica com características do estilo barroco. Com paredes de adobes, apertados em traves de aroeira. É desprovida de riquezas ou ornamentações de ouro. Mas é admirável sua arquitetura marcada pela simplicidade de  detalhes tanto na alvenaria quanto no trabalho em madeira.

Dentre as características barrocas, destacam-se as portas com relevo  almofadado, janelas e portas com verga em forma alteada. Há a presença de coro e tribuna, ambos possuem em seu parapeito balaústres torneados em madeira. No altar-mor, há trabalho com certos detalhes em madeira.

Na metade do templo, há dois altares laterais com aspecto de oratório protegidos por uma vidraça, trazendo cada um na parte superior uma grande e bela imagem de Nossa Senhora de Lourdes e de São José. Duas outras imagens merecem ser mencionadas, ambas esculpidas em madeira: o padroeiro São Gonçalo e  Nossa Senhora das Dores.

Próximo à porta principal há um paravento ornado de vitrais coloridos. Na parte superior desse paravento está escrito em latim “Domus Dei” casa de Deus...  Há duas torres, uma das quais abriga um enorme sino e um outro menor. Na parte externa da mesma torre funciona um relógio


Cemitério

O cemitério foi construído em 1855 com pedras brutas. Utilizaram mão-de-obra escrava. É todo fechado por alvenaria de pedra. Foi realizado por iniciativa de religiosos em missão: Frei Arcanjo, Frei Eugênio e Frei Francisco. Há uma capela dentro do cemitério, onde uma imagem de São Miguel Arcanjo ocupa seu trono.


Cruzeiro

Como patrimônio cultural, há um cruzeiro de madeira  datado de 13/2/1873 construído  por iniciativa de Frei Paulino e Padre Caetano Romanelli. Encontra-se na encruzilhada da rua Bonfim com a  rua das Dores, próximo ao cemitério.

 

Praça do Santuário

 

 

Atrações ecoturísticas

  • Como turismo ecológio há a Lagoa da Bagagem formada por barragem.
  • Morro Agudo (aproximadamente 1000 m de altitude, com distância de 9km da área urbana).
  • Rio Pará.

 

 




TAG's: Atrações, Turísticas

Inicial | Voltar
Link permanente: