Equipe de controle de endemias limpa reservatórios de água

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da “Equipe de Controle do Aedes aegypti”, deu início ao trabalho de limpeza de caixas d’água em edificações de responsabilidade da Prefeitura. Inicialmente, receberam limpeza as caixas d’água da Unidade de Saúde da Prata de Baixo, Prata de Cima e da Escola Municipal José Sabino, dessa comunidade. As demais unidades de saúde e escolas serão as próximas a serem limpas.

O coordenador da equipe, Antonielly Benedict, afirma que “No combate ao Aedes aegypti é de suma importância que a população lave a caixa d’água a cada seis meses, caso ela esteja mais exposta. E pelo menos uma vez ao ano se estiver em lugares cobertos”.

Orientações da Copasa na limpeza:

1º Passo: Esvazie a caixa
2º passo: Escove bem as paredes e o fundo com uma escova de nylon. Não pode ser escova de aço
3º passo: Lave bem a caixa com água tratada
4º passo: Coloque num balde limpo um litro de água sanitária e 5 litros de água tratada

5º Passo: Com uma brocha ou um pano, espalhe a solução de água sanitária no fundo e nas paredes da caixa.
6º Passo: Espere meia hora para que a solução de água sanitária faça a perfeita desinfecção da caixa d’água
7º passo: Lave de novo a caixa com água. É importante deixar toda a água escorrer. A caixa deve ficar vazia.
8º passo: Agora, encha de novo a caixa e repita toda a operação daqui a seis meses.

13/2/2017

TAG's: Equipe, controle, endemias, limpa, caixas, dapos;água