FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A festa de Reinado celebra todos os anos o encontro dos ternos da região de São Gonçalo do Pará.   A Festa, um ritual sincrético que surgiu para homenagear a chegada do Rei do Congo durante a escravidão, é contada de diferentes formas e personagens e cultua São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.
A  Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e  o Congado Nossa Senhora do Rosário e São Benedito realizaram, domingo, 15,  a 13º Festa de Reinado com a participação  de várias irmandades na procissão de Nossa Senhora do Rosário. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Rosinha Oliveira, secretária de Cultura,  foi convidada por Dona Inês Magalhães para representar Princesa Isabel na solenidade de adoração. Durante a missa, foi lido o Decreto de Lei 3353 de 13 de maio de 1888 – conhecido como Lei Áurea – que libertou os negros da escravidão.  A secretária recebeu das mãos do Sr. Nilo , presidente da Irmandade, uma homenagem pelo incentivo e apoio à cultura do reinado no município. No encerramento, ela parabenizou os organizadores da Festa e destacou a importância de manter viva nossa cultura.

TAG's: FESTA, NOSSA, SENHORA, ROSÁRIO