FORÇA TAREFA REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE

Como medida de prevenção à transmissão da dengue pelo mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Força Tarefa de combate à dengue do Estado, está realizando um trabalho intensivo em São Gonçalo do Pará, de 4 a 13 de fevereiro.

Uma equipe formada por 20 agentes de endemias atuará, em conjunto com a equipe do Departamento de Vigilância em Saúde Municipal, em visitas programadas a todos os domicílios. De acordo com o secretário de saúde, Cristiano Galvão, a estratégia faz parte do programa do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que tem como objetivo a prevenção da incidência de casos de dengue no município e a mobilização da população sobre a necessidade de evitar a doença.

A equipe de agentes da Força Tarefa está capacitada e habilitada para executar atividades de controle vetorial através de eliminação de criadouros do vetor, tratamento focal e bloqueio de transmissão. Será utilizado pela equipe um caminhão que percorrerá a cidade e fará a troca de materiais (pneus, garrafas pet vazias, vasilhas plásticas e latas) por material escolar.

O prefeito de São Gonçalo do Pará, Toninho André, destacou a importância do apoio do Estado ao município. ”A iniciativa do governo do Estado de intensificar a parceria com os municípios na prevenção ao mosquito é uma ação bastante positiva. O programa estadual de controle da dengue, com foco para o interior, amplia a mobilização da comunidade. A conscientização é o principal instrumento para gerar a mudança de comportamento e a eliminação do mosquito”, afirmou.

TAG's: FORÇA, TAREFA, PREVENINDO, DENGUE