Lagoa da Bagagem recebe milhares de peixes

Após várias ações da Prefeitura para a limpeza da Lagoa da Bagagem, hoje (5), houve a introdução de milhares peixes com a participação de alunos da Escola Felipe de Freitas, de professores, do prefeito Toninho André, da secretária de Meio Ambiente, Gabriella Nogueira; da profissional da Emater, Gisele Rodrigues; do diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Sérgio, com o apoio do secretário Rodrigo Silva e seus funcionários.

Nas ações de revitalização da Lagoa da Bagagem, a Prefeitura estabeleceu três frentes de trabalho. Primeiramente, houve o controle mecânico, através da retirada das plantas por cabos de aço e tratores. A segunda fase aconteceu hoje (5) pelo controle biológico através da introdução de duas espécies de peixes, o pacu e a carpa capim, que se alimentam da planta que se adaptou na lagoa. Nesta fase, houve a parceria das secretarias de Educação e Meio

Ambiente e a EMATER para o desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental nas escolas. Alunos e, consequentemente os pais, foram conscientizados sobre a importância do controle biológico da planta (Elódea) para o equilíbrio e conservação da Lagoa e a colaboração da comunidade na suspensão da pesca por um período aproximado de um ano e meio após a soltura dos peixes.

A terceira fase será desenvolvida pela EMATER e Secretaria de Meio Ambiente se dará através da assistência técnica aos produtores rurais do entorno. Através dela pretende-se revitalizar toda a bacia da Lagoa da Bagagem através da adoção de tecnologias para conservação do solo e água, como cercamento de nascentes, construção de barraginhas, plantio em curva de nível dentre outras práticas agrícolas. Todas essas ações serão feitas para que a Lagoa possa ser um terceiro local turístico e de lazer.

TAG's: Lagoa, Bagagem, recebe, milhares, peixes