Mais ações pela Segurança Pública

Desde o início do mandato, o prefeito Toninho André tem implementado ações, junto à Polícia Militar, para melhorar a segurança pública em São Gonçalo do Pará. Além da aquisição de viatura, aumento do efetivo e viabilização de nova sede do Quartel para a instalação da PM, a Prefeitura realiza a manutenção dos veículos, paga o combustível das viaturas, energia elétrica, água, internet, material de expediente e de limpeza e disponibiliza funcionária para conservação do prédio. É cedido também à Corporação local, um Ponto de Apoio, nas dependências do prédio da Prefeitura; além de arcar com as despesas da Polícia Civil e disponibilizar servidores.
O próximo empenho do prefeito Toninho André será a construção e implantação de um Pelotão de Comando da PM, em nossa cidade. Segundo o prefeito, o projeto está em andamento e terá o apoio do senador Zezé Perrella, do deputado federal Newton Cardoso Jr e do vice-governador Toninho Andrade. O prefeito Toninho anunciou que a Administração vai construir a sede do Pelotão no terreno do Estado, situado na Av. Rio Branco, perto da Rodoviária. A obra terá 420m2 de área construída e o Pelotão terá cerca de 25 militares, além da ampliação de viaturas. O prefeito afirmou ainda que o início das obras de construção do prédio será realizado com recursos do próprio município, parcerias de empresas privadas, além das emendas parlamentares.

Devido à alta criminalidade em várias cidades da região, o prefeito Toninho André e o comandante da PM, Sargento Mota, foram convidados pelo capitão Eisenhower, do 23º Batalhão da PM, de Divinópolis e pelo comandante Tenente Donizete para visitar e conhecer o Pelotão de Carmo do Cajuru. Segundo o capitão Eisenhower “São Gonçalo do Pará está situada, entre quatro cidades onde o índice de criminalidade está alto, que são Divinópolis, Nova Serrana, Itaúna e Pará de Minas. A implantação de um Pelotão neste município vai melhorar muito as ações da PM nesta região”.

Segundo o Sargento Mota, em razão do desemprego em geral, pois no Brasil já se totalizam 10 milhões de desempregados; a onda de assalto e criminalidade têm aumentado. Além dos grandes desafios, é fato que se faz necessária uma reforma urgente nas leis relacionadas ao sistema penitenciário. Outro fator desfavorável, é que ao prender suspeitas, para dar continuidade ao processo, é necessário que as vítimas, além do Boletim de Ocorrência, deem sequência, façam o reconhecimento e contribuam com o poder judiciário. Porém, às vezes com medo de represália, as vítimas desistem e os suspeitos são liberados.

O prefeito Toninho André salientou que o poder público necessita do apoio da comunidade em geral, dos empresário e comerciantes. Porém, lamenta que ao marcar reunião sobre segurança pública, são poucos os populares que se interessam em participar para juntos traçar uma meta de ação. O prefeito, porém, demonstra otimismo ao considerar que a implantação do Pelotão de Comando da PM no município vai contribuir muito para a segurança local. O projeto desse Pelotão será nos mesmos moldes estruturais de Carmo do Cajuru, conforme constam nas fotos e planta anexas à matéria.

TAG's: Mais, ações, pela, Segurança, Pública