Município em ação em questões ambientais

Os integrantes do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário do Centro-Oeste Mineiro (CIAS), do qual São Gonçalo do Pará é membro, reuniram-se, hoje (27), em Pitangui. Representando nosso município, fizeram-se presentes a secretária de Meio Ambiente, Gabriella Nogueira e o contador Luiz Augusto de Morais.

Além dos prefeitos das cidades consorciadas, participou da reunião o deputado federal Newton Cardoso Jr. que apresentou um ofício em que solicita ao Secretário de Governo do Estado uma verba no valor de R$185.000,00 para a compra de um terreno em Quartel Geral, onde será instalado o segundo aterro do consórcio. O CIAS contará, então, com dois aterros: um em Nova Serrana e outro em Quartel Geral para atender os municípios das imediações. O consórcio terá estas duas áreas para aterramento dos resíduos e seis áreas de transbordo (áreas onde os municípios mais distantes dos aterros levarão o seu resíduo, e de lá, o consórcio transportará o resíduo para o aterro).

O valor total do terreno adquirido, neste segundo município, seria dividido para as cidades consorciadas. Caso o Estado viabilize os recursos, os municípios não terão custos com a aquisição.

Na reunião, houve votação para a escolha de um novo presidente do consórcio. Por unanimidade, o prefeito de Pitangui, Marcílio Valadares, foi reeleito. Um conselho para acompanhar as ações do CIAS foi constituído hoje. A secretária de Meio Ambiente de São Gonçalo do Pará, Gabriella Nogueira, foi eleita vice-presidente do referido conselho.

Na oportunidade, os prefeitos solicitaram ao deputado Newton Cardoso Jr. que reivindique junto aos órgãos responsáveis pela Segurança Pública maior empenho e uma intensificação de ações em prol da segurança dos municípios da região centro-oeste.

27/01/2017

TAG's: Município, ação, questões, ambientais