Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Pará investe em merenda escolar de qualidade

Nota da Secretaria Municipal de Educação:

"A Prefeitura de São Gonçalo do Pará investiu em 2015 quase R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) em merenda escolar. Foram R$ 100.955,29 (cem mil, novecentos e cinquenta e cinco reais e vinte e nove centavos) referentes a recurso enviado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), R$15.070,70 (quinze mil, setenta reais e setenta centavos) referentes a recursos do QESE e R$ 69.541,73 (sessenta e nove mil, quinhentos e quarenta e um reais e setenta e três centavos) de investimentos de recursos próprios.

Todas as escolas municipais, tanto da zona urbana quanto as da zona rural contam com a assistência de uma nutricionista, que elabora mensalmente o cardápio das escolas, baseado em uma alimentação rica, saudável e nutritiva. Além de ser aplicado o teste de aceitabilidade da merenda nas escolas aos alunos, é feita também a avaliação nutricional das crianças para observar desnutrição, sobrepeso e obesidade. A nutricionista ainda fiscaliza atentamente o acondicionamento dos alimentos e o prazo de validade.

Segundo a nutricionista e as diretoras das escolas e da creche, a merenda escolar é preparada e servida aos alunos de acordo com o cardápio elaborado, tendo como base as especificações do PNAE.

Contamos ainda com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que faz visitas de inspeção às escolas mensalmente e que faz visitas também ao fornecedor da agricultura familiar que fornece alimentos para as escolas. Além disso, o Conselho reúne mensalmente para analisar e fiscalizar a aplicação dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela prefeitura para a aquisição da merenda escolar.

Segundo o prefeito Antônio André, a alimentação escolar adequada é um direito que cada criança tem e que precisa ser garantido, pois ela contribui para o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, além de formar hábitos alimentares saudáveis e nutritivos.

Já a Secretária de Educação, Mara Amaral Lima, ressalta que um dos principais fatores para o crescimento e desenvolvimento saudáveis é a alimentação correta, pois essa é a melhor forma de prevenir e até combater doenças. Uma criança com alimentação insuficiente ou com pouca variedade pode desenvolver não apenas desnutrição, como também anemia e outras carências nutricionais. Os alimentos são refletidos na saúde, fornecem maior resistência às doenças e melhoram a aparência e dão capacidade para aprender e disposição para estudar.”

*Texto elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Pará

TAG's: Prefeitura, Municipal, Gonçalo, Pará, investe, merenda, escolar, qualidade