Reunião sobre soluções para destino de resíduos sólidos

Aconteceu na última sexta-feira (25), uma reunião promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário do Centro-Oeste Mineiro (CIAS), em Pitangui. O prefeito Toninho André, a secretária de Meio Ambiente, Gabriella Nogueira, e o contador Luiz Augusto de Morais representaram São Gonçalo do Pará, nesse encontro em que participaram todos os prefeitos das 33 cidades consorciadas. Fez-se presente também a secretária adjunta de Estado da Secretaria de Cidades e Integração Regional, Izabel Cristina Chiodi de Freitas, além da equipe da Copasa que atua na área de resíduos sólidos. Foi mencionado, com bastante ênfase, a necessidade de continuar caminhando com o Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário do Centro-Oeste Mineiro (CIAS), uma vez que o aterro sanitário seja a única solução para a problemática crescente dos resíduos sólidos. Foi mencionada a importância de se realizar a coleta seletiva, pois cada município consorciado pagará pela quantidade de resíduo (lixo) destinado ao aterro. O presidente do consórcio, prefeito de Pitangui, Marcílio Valadares, relembrou que haverá uma empresa responsável pela incineração do resíduo dos serviços de saúde instalada nas imediações do aterro. Na expectativa de que seja solucionado o problema dos municípios, a equipe da Copasa apresentou o estudo de concepção do consórcio, com a opção mais viável de dois aterros sanitários, um em Nova Serrana e outro em Quartel Geral e seis áreas de transbordo (áreas onde a prefeitura levará o resíduo municipal e de lá carretas do consórcio transportarão o resíduo para o aterro mais próximo).

TAG's: Reunião, sobre, soluções, para, destino, resíduos, sólidos