São Gonçalo do Pará passa a contar com atendimento aeromédico do Samu.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do centro oeste (Cis-Urg Oeste) firmou convênio com o com o Batahão de Operações Aéreas para que fosse disponibilizado um helicóptero do Samu e um avião para prestação de suporte aeromédico na região. A base de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) ficará em Belo Horizonte, mas o serviço será gerenciado pelo Cis-Urg Oeste que fornecerá as equipes de médicos e enfermeiros para tripular as aeronaves. O serviço atenderá os 54 municípios da região.

Segundo o prefeito Toninho André, “a chegada do Suporte Aéreo Avançado de Vida é um grande avanço para a população de São Gonçalo do Pará e toda a região que tem agora à sua disposição atendimento e transporte mais rápido e eficiente em casos de urgência, além do atendimento pré-hospitalar, transporte inter hospitalar, busca e salvamento, bem como no transporte de órgãos e tecidos para transplantes”, comemorou o prefeito.

De acordo com o Diretor Executivo do Cis-Urg e Coordenador do SAMU Oeste José Márcio Zanardi, “o serviço é um ganho para a população que pode contar agora com um helicóptero e um avião para transporte de urgência e emergência, além de 7 unidades de suporte avançado terrestres e 24 Unidade de Suporte Básica já existentes”, informou.

O serviço está disponível todos os dias da semana através do telefone 192. A demanda será avaliado por médico regulador que decidirá qual aeronave deve ser acionada para realizar o atendimento.

TAG's: Gonçalo, Pará, passa, contar, atendimento, aeromédico, Samu