SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, COLMEIA E COPASA IMPLANTAM O PROJETO PRÓ MANANCIAIS EM SÃO GONÇALO DO PARÁ.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Coletivo de Meio Ambiente-Colmeia realizaram na comunidade rural de Água Limpa reunião para dar continuidade ao programa Pró Mananciais da Copasa. De acordo com Gabriella Elisa da Silva Nogueira, secretária de Meio Ambiente, além das ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental, o Pró Mananciais valoriza o conhecimento e experiência das comunidades. A partir da responsabilidade compartilhada, o Programa, que tem a aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae), também busca construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia de região onde ela está inserida.
Entre as diversas atividades desenvolvidas estão o cercamento de nascentes; cercamento e plantio de mudas nativas em mata ciliar e implantação de bacias de contenção de enxurradas.

Em sua fase de implantação, o Pró Mananciais mobiliza atores sociais e parceiros locais na busca de soluções para a preservação de uma microbacia. Forma-se então o Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA), que participa das etapas de diagnóstico, planejamento, construção e acompanhamento do plano de ações na microbacia escolhida, de maneira participativa e colaborativa. Aplica-se então a metodologia da Oficina do Futuro, já utilizada no Programa Cultivando Água Boa.
Com a formação do COLMEIA, o Pró Mananciais alavanca outros recursos, não só financeiros, mas também humanos e materiais, em que cada participante assume responsabilidades em favor de um bem comum: a preservação dos mananciais de Minas Gerais.

Em São Gonçalo do Pará o programa visa o plantio de 750 árvores e a colocação de 6.000 metros de cerca em áreas de preservação permanente com a finalidade de proteção aos mananciais que abastecem o ribeirão dos Morais. O prefeito Toninho André assinou um convênio com a Copasa para a cessão de óleo diesel para que as máquinas possam fazer o patrolamento das estradas vicinais de acesso às propriedades rurais atendidas no projeto.

TAG's: SECRETARIA, MEIO, AMBIENTE, COLMEIA, COPASA, IMPLANTAM, PROJETO, MANANCIAIS, GONÇALO, PARÁ