SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E COLMEIA RECEBEM TREINAMENTO PARA O PROJETO PRÓ-MANANCIAIS EM SÃO GONÇALO DO PARÁ

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Coletivo Local de Meio Ambiente-Colmeia participaram do treinamento técnico oferecido pelo programa “Pró Mananciais” da Copasa. De acordo com Gabriella Elisa da Silva Nogueira, secretária de Meio Ambiente, além das ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental, o Pró-Mananciais valoriza o conhecimento e experiência das comunidades. A partir da responsabilidade compartilhada, o Programa, que tem a aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae), também busca construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia de região onde ela está inserida.
Entre as diversas atividades desenvolvidas estão o cercamento de nascentes; cercamento e plantio de mudas nativas em mata ciliar e implantação de bacias de contenção de enxurradas.

Em sua fase de implantação, o Pró-Mananciais mobiliza atores sociais e parceiros locais na busca de soluções para a preservação de uma microbacia. Forma-se então o Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA), que participa das etapas de diagnóstico, planejamento, construção e acompanhamento do plano de ações na microbacia escolhida, de maneira participativa e colaborativa. Aplica-se então a metodologia da Oficina do Futuro, já utilizada no Programa Cultivando Água Boa.
Com a formação do COLMEIA, o Pró-Mananciais alavanca outros recursos, não só financeiros, mas também humanos e materiais, em que cada participante assume responsabilidades em favor de um bem comum: a preservação dos mananciais de Minas Gerais.

Em São Gonçalo do Pará o programa visa o plantio de 750 árvores e a colocação de 6.000 metros de cerca em áreas de preservação permanente com a finalidade de proteção aos mananciais que abastecem o ribeirão dos Morais. O prefeito Toninho André assinou um convênio com a Copasa para a cessão de óleo diesel para que as máquinas possam fazer o patrolamento das estradas vicinais de acesso às propriedades rurais atendidas no projeto.

TAG's: SECRETARIA, MEIO, AMBIENTE, COLMEIA, RECEBEM, TREINAMENTO, PARA, PROJETO, PRÓMANANCIAIS, GONÇALO, PARÁ