Secretaria de Saúde apresenta orientações sobre Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas procurem a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências munidas do cartão de vacinação. Cada unidade conta com pessoal técnico qualificado que verificará a necessidade de colocar a vacinação em dia.

Em relação à Febre Amarela, a Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis tem orientando a intensificação da vigilância, sobretudo na região da Serra da Canastra.

O esquema vacinal é uma dose aos 9 meses de idade com reforço aos 4 anos.

Infecciosa

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por vírus, cujos sintomas incluem cefaléia, calafrios, lombalgia, dores musculares, prostração, diarréia, vômitos com aspecto de borra de café, icterícia acompanhada de insuficiência renal e hepática e/ou manifestações hemorrágicas.

A forma silvestre é transmitida principalmente entre macacos e por mosquitos dos gêneros Haemogogus e Sabethe; o homem se infecta quando penetra nesse ecossistema. A forma urbana tem como vetor principal o Aedes aegypti . Não há transmissão de pessoa a pessoa.

O início da doença ocorre subitamente, três a seis dias após a picada de um mosquito infectado, podendo se estender até 15 dias.

Principais recomendações

Notificação imediata de casos suspeitos de febre amarela e de demais agravos incluídos no grupo das febres hemorrágicas (dengue, leptospirose, febre maculosa brasileira e hantavirose)

Busca ativa de morte de macacos e notificação imediata de epizootias em primatas não humanos.

Intensificação da vacinação, segundo critérios técnicos, na área de abrangência

Intensificação das ações de controle vetorial objetivando evitar o acesso de mosquitos transmissores urbanos ou silvestres ao doente.

Ações de educação em saúde informando as populações quanto ao risco de ocorrência de febre amarela e alertando quanto à importância de vacinar crianças e adultos.

Organização da assistência para atendimento dos casos suspeitos.

Imunização: a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença. A faixa etária inicial é a partir de 9 meses de idade. Em situações de epidemias, recomenda-se a vacinação a partir de 6 meses. A vacina deve ser aplicada com, no mínimo, 10 dias antes de se ingressar em área de transmissão.

12/01/2017

TAG's: Secretaria, Saúde, apresenta, orientações, sobre, Febre, Amarela