UBS São Francisco: andamento das obras

Hoje (17/03), a empresa responsável pela obra da UBS São Francisco, está construíndo uma laje maciça, denominada “radier” que consiste no emprego de uma laje contínua em toda a área ser construída, distribuindo uniformemente a carga no terreno.

Para a preparação do lançamento do radier, o solo precisou ser rigorosamente nivelado. Após o nivelamento do terreno, foram montadas as instalações hidráulicas, de esgoto e as caixas e passagens das instalações elétricas.

O radier tem uma camada de brita que permite fazer o nivelamento fino do terreno e evitar o contato da armação com o solo. Sobre ela, coloca-se uma lona plástica, que ajuda na impermeabilização e não deixa que a nata do concreto fresco desça para a brita. Entre as vantagens do uso desse tipo de fundação, estão a economia, que pode chegar a 30% se comparado a outros sistemas; a agilidade na execução; a praticidade, por reduzir a mão de obra e o não uso de escavações. O fato do radier ser uma peça inteiriça pode lhe conferir uma alta rigidez, o que muitas vezes evita grandes recalques diferenciais. Uma outra vantagem é que a sua execução cria uma plataforma de trabalho para os serviços posteriores.

O secretário de obras, Rodrigo Silva estava no local, verificando a obra, acompanhado do secretário de saúde, Cristiano Galvão.




TAG's: Francisco:, andamento, obras

Inicial | Voltar
Link permanente: