Vigilância Sanitária: de olho na saúde

Missão

"Garantir a excelência das ações de Vigilância Sanitária proporcionando qualidade de vida ao cidadão em harmonia com meio ambiente".

Visão

"Ser referência em Vigilância Sanitária garantindo a qualidade dos produtos e serviços visando o bem estar da população".

O município de São Gonçalo do Pará tem sob sua responsabilidade centenas de estabelecimentos de diversas atividades, divididas em várias áreas de atuação.

Vigilância Sanitária, entre várias ações, trabalha em defesa da saúde, que tem como principal finalidade de impedir que a saúde humana seja exposta a riscos ou, em última instância, combater as causas dos efeitos nocivos que lhe forem gerados, em razão de alguma distorção sanitária, na produção e na circulação de bens, ou na prestação de serviços de interesse à saúde.

No Brasil, a definição legal de vigilância sanitária é consentida pela lei federal nº 8.080 de 19 de setembro de 1990:

Entende-se, por vigilância sanitária, um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

 

Mais informações, o cidadão sangonçalense pode entrar em contato com o Setor de Vigilância Sanitária pelo telefone 3234-1400.

 




TAG's: Vigilância, Sanitária:, olho, saúde

Inicial | Voltar
Link permanente: