Vigilância Sanitária em São Gonçalo do Pará

A Vigilância Sanitária trabalha para cuidar da sua saúde. A Vigilância Sanitária é um “ conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde” (Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990)

A Prefeitura de São Gonçalo do Pará vem aperfeiçoando o serviço de Vigilância Sanitária, com o treinamento de seus servidores e a definição de normas de trabalho, tendo sempre como prioridade a saúde do cidadão sangonçalense. Além disso, a Vigilância Sanitária está em constante interação com outras Secretarias, segmentos da sociedade e com a população.

A Vigilância Sanitária deve assegurar ao consumidor e usuário a sua efetiva participação e a garantia da qualidade dos produtos, serviços e ambientes em que transita, trabalha e vive, como forma de prevenir, controlar ou eliminar os eventuais fatores adversos à saúde.

A participação efetiva da população constitui um requisito básico para que possamos cumprir a nossa missão de proteger a sua saúde. Todos têm direito à saúde, e todos podem e devem participar. Portanto exerça o seu papel de vigilante de sua própria saúde, de sua família e de sua comunidade.

Você sabe o que a Vigilância Sanitária faz?

Os serviços prestados pela Vigilância Sanitária Municipal:

• Fiscalização e licenciamento de todos os tipos de estabelecimentos de comércio e manipulação de alimentos, como: bares, restaurantes, quiosques, supermercados, etc.
  • Fiscalização e licenciamento de indústrias de alimentos;
  • Controle e investigação de surtos de doenças transmitidas por alimentos;
  • Controle da qualidade de água de consumo;
  • Controle de qualidade do ar de ambientes internamente climatizados;
  • Fiscalização de licenciamentos de estabelecimentos e serviços de interesse à saúde, como: clínicas médicas, consultórios, óticas, salões de cabeleireiros, academias de ginástica,etc.
  • Combate à presença de insetos e roedores transmissores de doença.

Quando nos procurar?

Procure a Vigilância Sanitária no caso de irregularidades, como:

• Falta de asseio, presença de insetos, roedores e/ou alimentos deteriorados em supermercados, bares e restaurantes, venda ambulante;
  • Medicamentos com data de validade vencida, produtos no chão, sujeira em drogarias e farmácias;
  • Materiais não esterilizados, reutilização de materiais descartáveis, falta de limpeza em salões de beleza, clínicas, consultórios e academias;

Ajude a Vigilância Sanitária

Denuncie os problemas que encontrar. E se você precisar de orientação ou necessitar fazer uma reclamação, compareça ao Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, Av. Tancredo Neves, 473 - Centro

Telefone para contato: (037) 3234-1400

Publicação: dia 05 de julho de 2016, 14h49