Parceria entre Prefeitura e Copasa viabiliza serviços gratuitos de preservação na bacia do Ribeirão
Parceria entre Prefeitura e Copasa viabiliza serviços gratuitos de preservação na bacia do Ribeirão dos Morais
Publicado em 30/11/2022 10:00 - Atualizado em 20/12/2022 16:00
A Copasa, em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza em São Gonçalo do Pará o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais (Pró-Mananciais) que tem por objetivo proteger e recuperar a microbacia do Ribeirão dos Morais, que é utilizado para a captação de água da cidade. Desde o início de sua operação, no ano de 2018 o Pró Mananciais já realizou mais de seis mil metros de cercamentos de nascentes, realizou o plantio de 1.800 mudas de árvores, construiu 85 “cacimbas” (barraginhas), além de já ter realizados mais de 5100 metros de curvas de nível (terraceamento). Os serviços ambientais são realizados de forma gratuita para proprietários de terrenos localizados na microbacia do ribeirão dos Morais.
Com o apoio do Governo Municipal, ainda neste ano de 2022, serão realizadas 85 cacimbas (barraginhas), 20 lombadas e 49 bigodes, para desnível de águas das chuvas em estradas e vários outros serviços.
Proprietários de terrenos interessados em receber os serviços deverão procurar a Copasa ou a Secretaria de Meio Ambiente para esclarecimento sobre o preenchimento da documentação pertinente.
Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia)
O Programa Pró-Mananciais representa um importante instrumento de mobilização social, estimulando a pro atividade, a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo, a partir da formação de Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia) – grupo formado nos municípios que recebem o Programa imprescindível em todas as etapas do seu desenvolvimento – diagnóstico da bacia hidrográfica, planejamento, execução e monitoramento das ações.
A Copasa conta com equipes regionalizadas de técnicos que compõem o Setor de Atuação Socioambiental (SAS) da empresa, responsáveis pela condução do processo de formação dos Colmeias e acompanhamento do desenvolvimento do Programa nos municípios. Além da equipe do SAS, os Colmeias contam com representantes da prefeitura e com a participação de outras instituições/atores interessados em contribuir na recuperação e preservação das bacias hidrográficas e/ou áreas de recargas dos mananciais de abastecimento de água do município.
por Assessoria de Comunicação